sábado, 9 de junho de 2007

Localização da Grécia Antiga



  • Localização:

  • Sudeste da Europa ;

  • Banhado pelo mar mediterrânico ;
  • Este da índia .

  • Expansão do povo grego (diáspora) :
  • A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jónico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nómadas de origem indo-europeia, como, por exemplo, aqueus, jónios, eólios e dórios. As polis ( cidade - estado ), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas polis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.
    Por volta dos séculos VII a.C. e V a.C. acontecem várias migrações de povos gregos a vários pontos do Mar Mediterrâneo, como consequência do grande crescimento populacional, dos conflitos internos e da necessidade de novos territórios para a prática da agricultura. Na região da Trácia, os gregos fundam colónias, na parte sul da península Itálica e na região da Ásia Menor (Turquia actual). Os conflitos e desentendimentos entre as colónias da Ásia Menor e o Império Persa ocasionam as famosas Guerras Médicas ou Púnicas (492 a.C.-448 a.C.), onde os gregos saem vitoriosos. Esparta e Atenas envolvem-se na Guerra do Peloponeso (431 a.C. a 404 a.C.), vencida por Esparta. No ano de 359 a.C., as polis gregas são dominadas e controladas pelos Macedónios.

4 comentários:

Unknown disse...

nossa perfeito para meu trabalho de historia.

jessica caroline disse...

nao tem a localizaçao da grecia antiga em escrita.

iBehamut disse...

eu queria a localização escrita D:

Anónimo disse...

Gente a Grécia se localiza no sul da Península Balcânica,seus portos eram muito recortados e era uma região montanhosa! Espero ter ajudado!